A área de intervenção era um terreno escolar, vasto e árido, onde, entre os edifícios existentes, emergiam três pinheiros de grande porte. O bloco central tinha funções sociais e de gestão, com outras duas salas de aula e laboratórios, tendo ainda um espaço reservado às oficinas. Havia, por fim, um pavilhão desportivo. Funcionalmente desactualizado, formalmente atraente e estruturalmente frágil, denotava um equipamento de envelhecimento prematuro e uma incapacidade óbvia para se tornar quente e amigável para a comunidade escolar.
Para além dos aspectos acima reportados, tornou-se urgente e essencial uma solução para os problemas de tratamento térmico, acústico e ar condicionado, bem como barreiras arquitectónicas, espaços ao ar livre, etc. Esta realidade é o ponto de partida para uma nova proposta de escola. Em primeiro lugar, os edifícios a preservar foram seleccionados, e o desenho foi encontrando o seu caminho para um único objecto final. Adoptou-se a conservação de edifícios e ambas as salas de aula do pavilhão desportivo como a solução ideal para preencher os espaços entre elas, criando assim novos volumes num elemento contínuo.
Este edifício da escola "nova" começou através da marcação da sua entrada e de um salão digno. Esse espaço estendeu-se ao ar livre, numa praça exterior. No interior, era procurada uma imagem clara, simples e brilhante, com caminhos óbvios, facilitando a ligação entre as diversas entidades operacionais. Externamente, uma cobertura de tijolo maciço artesão fornece protecção para o edifício, reduzindo os custos de manutenção, dando unidade a todo o complexo.
O Glass Reinforced Concrete (GRC) grade permite o controlo da intensidade de luz e proporciona uniformidade à imagem exterior do edifício, aumentando a integração de blocos pré-existentes. Toda a área circundante foi redesenhada, de modo a que existisse um reforço das actividades ao ar livre e uma relação com os espaços interiores. Todas estas intervenções contribuíram assim para um melhor enquadramento das pré-existências e uma melhoria dos espaços para as vivências escolares.