A Escola Básica Integrada nº1 de Palmela, situa-se no centro do tecido urbano desta povoação, junto aos largos da feira e de S. João. Trata-se de um equipamento escolar que, estratégicamente implantado no topo do campo da feira, possibilitou consolidar e configurar um espaço urbano contínuo e de dimensão apreciável formado pelos dois largos, ao mesmo tempo que foi motor impulsionador de uma nova dinâmica urbana, fundamental para o relançamento vivêncial deste local e, consequentemente, de todo o núcleo antigo de Palmela.

Do ponto de vista formal, pode-se referir que o edifício é caracterizado por uma volumetria simples, marcadamente “urbana”. A fachada principal, sobre o Largo, assume-se, lógicamente, como a mais “nobre”; mais simples e prudente, não permitindo revelar o seu interior, é a fachada norte, que é fronteira à alameda arborizada e ao arruamento de serviço; a sul/poente um muro separa os espaços e resolve os desníveis.

Na definição e configuração do edifício estão presentes preocupações relacionadas com a segurança dos utentes e instalações, racionalidade na aplicação dos materiais que garantam reduzidos custos de construção e de manutenção, criação de um conjunto de espaços que propiciem um ambiente de qualidade a todos os futuros utilizadores.

O edificio albergará 150 crianças, distribuidas por duas salas de actividades e 4 salas de aula,  apoiados por um conjunto de espaços complementares. Exteriormente prevê-se a existência de um recreio com duas unidades funcionais, cada uma delas apoiadas por uma área de telheiro.