A área de projecto era a Escola Básica e Secundária de S. Pedro do Sul. Um dos elementos fundamentais na elaboração da proposta final era a eficaz integração de um conjunto de alunos de faixas etárias mais alargadas, que obrigou a um aumento das áreas de construção e a uma reinterpretação de toda a estrutura espacio-funcional, tanto ao nível do funcionamento interno como dos espaços exteriores.

No que diz respeito a pré-existência, genericamente a escola é constituída por várias construções pavilhonares: um bloco central que contém espaços administrativos e sociais, dois blocos de salas de aula e laboratórios, um bloco oficinal e um pavilhão desportivo. No exterior destacam-se um campo de jogos e uma zona ajardinada central enriquecida por um conjunto escultórico. A portaria constitui um volume autónomo junto ao portão de entrada. Trata-se de uma construção de desenho pobre, desprovida de condições de conforto e habitabilidade, não tendo uma dimensão que permita acolher todo o universo de infra-estruturas que as novas instalações exigem.

A Arquitectura proposta foi definida a partir de um conjunto diversificado de premissas, tais como as de natureza tipológica, o enquadramento dos volumes ampliados no contexto físico existente, a nova articulação funcional com a envolvente e as naturais opções formais dos seus autores. De uma análise das necessidades funcionais e espaciais da escola, advém a opção inicial de excluir do novo desenho da escola o bloco central existente, obsoleto para o desempenho das funções que aí residiam. Da mesma forma se excluem o corpo de balneários do pavilhão desportivo e pequenas estruturas existentes. Nos blocos de aula, a supressão de um pequeno volume permite a abertura do pátio ao exterior, facilitando as questões relativas à segurança dos utentes e ajuda a uma “desmaterialização” da massa edificada e melhor contextualização com a envolvente arborizada.

Toda a proposta é fundamentada na criação de uma nova lógica formal e funcional, através do desenho de um eixo estruturador de entrada –“learning street” - e da implantação um novo edifício principal (com funções sociais, administrativas e directivas), como o elemento central do espaço escolar. A partir deste princípio, foram-se consolidando o desenho e as articulações com os blocos de edifícios existentes e conservados na proposta apresentada.

No que diz respeito aos espaços exteriores, através de uma reorganização dos espaços desportivos, que passa fundamentalmente pela deslocação para poente e norte da plataforma do campo de futebol, poder-se-á criar um pequeno parque arborizado entre a área desportiva e os edifícios da escola. Existirão ainda recreios cobertos dedicados ao 2º ciclo. Todos os restantes espaços serão tratados de forma a respeitar e abraçar a envolvente.